quinta-feira, 28 de junho de 2012

iPhone 5

Na semana passada, os meninos do Olho Portátil conheceram a história das telecomunicações na exposição Do fio ao sem fio. Viram aparelhos à manivela e câmeras que pesavam 80kg.

Vejam só até onde a tecnologia chegou... Um protótipo de aparelho transparente!!! Com teclado projetado! Até onde ela vai chegar?

 

Deixe seu comentário falando o que você acha dessa evolução.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Olho Portátil visita Do Fio ao sem fio

Participantes do projeto Olho Portátil conheceram a história das telecomunicações no Triângulo Mineiro


Foto: Participante do projeto Olho Portátil registra objetos da exposição Do Fio ao sem fio

Na última quinta-feira (21/06), os participantes do projeto Olho Portátil visitaram a exposição Do Fio ao sem fio, que retrata como foi a evolução dos meios de comunicação nos municípios de Uberlândia, Ituiutaba, Araguari, Patos de Minas e Uberaba. Cerca de 60 objetos compõem a mostra idealizada por Celso Machado, entre eles alguns modelos de telefone, televisão e câmeras de estúdio.

A ideia de que a visitação seria uma viagem no tempo ficou nítida desde o primeiro objeto, um telefone à manivela. A história das comunicações na região foi sendo contado e terminou em uma seção interativa que mescla fotos e histórias antigas com tecnologias avançadas com sensores de movimentos e telas sensíveis ao toque.

De acordo com André Salomão, coordenador do projeto Olho Portátil, “foi muito interessante ver como os meninos ficaram fascinados pelos objetos e a história que eles trazem. E, ao mesmo tempo que as professoras que acompanharam a visita lembravam com saudade de alguns objetos que fizeram parte de sua infância, as crianças se espantavam em saber que existiam telefones de ficha.”

O passeio foi muito bem sucedido, já que cumpriu o objetivo de gerar, entre os participantes do projeto,  uma discussão sobre a facilidade que as novas tecnologias proporcionam para a produção e divulgação de suas obras audiovisuais.

Veja também fotos do primeiro passeio cultural.

Comente e compartilhe as notícias deste blog nas suas redes sociais.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mostra Do fio ao sem fio recebe participantes do Projeto Olho Portátil

Passeio cultural acontece nesta quinta (21)

Mostra reúne telefones antigos (Foto: Mauro Marques/Arquivo pessoal)



Cerca de 80 crianças e adolescentes do Projeto Olho Portátil terão a oportunidade de conhecer mais sobre as tecnologias de telecomunicações que fizeram história em nossa região. 
Eles foram convidados para conhecer a exposição “Do fio ao sem fio”, que retrata a evolução dos meios de comunicação nos municípios de Uberlândia, Ituiutaba, Araguari, Patos de Minas e Uberaba, aberta ao público até o final deste mês na Av. Lapa do Lobo, nº 800.

Segundo André Salomão, coordenador das oficinas do Olho Portátil, o Projeto trabalha na perspectiva de usar as novas mídias acessíveis como o celular e a internet em favor da criação artística, da comunicação comunitária e da inclusão social. “Os meninos conhecerão a evolução dos meios de comunicação através de um acervo que vai do telégrafo ao celular. Isso pode gerar uma discussão sobre a facilidade que as novas tecnologias proporcionam para a produção e divulgação de suas obras audiovisuais”, diz André.

O projeto Olho Portátil é realizado pelo EMCANTAR e pelo Instituto Algar, em parceria com o Programa Algar Transforma, e viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Atende 80 crianças da periferia de Uberlândia em oficinas semanais que acontecem no bairro Alvorada.
O passeio cultural que levará os participantes do Projeto à exposição “Do Fio ao sem fio” acontece nesta quinta (21) e será dividido em duas turmas, sendo uma às 8h e outra às 14h.

Esse será o segundo Passeio Cultural de 2012. Veja fotos e saiba mais sobre o primeiro, clicando aqui.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Estranhos






Um curta matragem produzido por nossos alunos, fazendo uma adaptação particular dos quadrinhos.


terça-feira, 12 de junho de 2012

Workshop com Iara Magalhães

Foto-montagem: Iara Magalhães ministra workshop para profissionais do EMCANTAR 

Terminou ontem (11/06) uma série de workshops de cinema ministrados por Iara Magalhães, envolvendo os profissionais do EMCANTAR. Foram 4 encontros que somaram 16h de formação. O conteúdo abordou Primeiro Cinema, Cinema de Atrações, Cinema de Transição, Expressionismo Alemão, Impressionismo Francês, Cinema Soviético e Surrealismo. Do cinema moderno, os temas foram o Neo-realismo italiano, a Nouvelle Vague, o Cinema Novo Brasileiro e o Cinema Novo Alemão.

A discussão girou em torno de como a trajetória do cinema dialogou com as tecnologias que surgiam ao longo dos anos e com as mudanças políticas e sociais. Um comparativo entre o Primeiro Cinema e o uso do celular para a produção de vídeos mostrou que a sétima arte nasceu com as câmeras sendo usadas para retratar o cotidiano de uma forma em que a mobilidade era possível. O peso das primeiras câmeras era pequeno e tomadas em movimento eram fáceis de serem feitas. Esse retrato do cotidiano e a mobilidade das câmeras do Primeiro Cinema conversam com as produções e discussões do projeto Olho Portátil, que usa o celular para registrar e criar vídeos baseados no dia a dia dos participantes das oficinas e no patrimônio cultural imaterial.

Um gostinho das obras apresentadas podem ser vistas abaixo.





quarta-feira, 6 de junho de 2012

E se sua sombra ganhasse vida?

Vídeo: Peter brings the shadow do life
Esse vídeo produzido por Joe Pease traz como personagens principais, as sombras de skatistas. O resultado são imagens muito interessantes que mudam o foco do espectador para um ponto de vista pouco explorado.